sábado, 17 de outubro de 2009

Joio – Um trabalho escolar que virou fanzine

Autor: Enio Silva
Ano de produção: 2003
Gênero: Humor
Estilo: Mangá
Edição: única (não publicada).

A história

Cleiton Clemente, um aluno relapso do 1º ano colegial, folgado e viciado em games, que viveu uma aventura difícil e quase impossível, fazer um trabalho escolar valendo a nota. O lance da dificuldade é que Cleiton passa seus dias gazeando aula, ele não é muito fã de estudos, mas um dia sua mãe descobriu e pôs seus dias de vadiagem abaixo, e pra piorar seu triste regresso as aulas, sua professora havia passado um trabalho de pesquisa no lugar da prova, e que ele só tería um dia de chance para se safar.
Isso não foi o suficiente para o cara se espertar, por que ele é ralaxado e desiste fácil, mas na mesma noite, recebe a ajuda de uma raposa falante e um velho esquizito que moram num salão abandonado no Porto das Barcas. Ele fornece as chaves do passado, um objeto mágico, que da passagem no tempo desejado através de uma porta também com efeitos mágicos. Só assim Cleiton Clemente conclui sua pesquisa escolar: “A história de Parnaíba”.

Personagens

Cleiton Clemente, protagonista
Dona Beníldes, mãe
Samira, amiga
Ranulpho, a raposa
Ozias, o porquinho
Senhor X, o velho do salão das chaves

Curiosidades

Este fanzine é resultado de um trabalho “real” solicitado, na época pela namorada da esposa do autor. Consistia em fazer uma historinha em quadrinhos sobre a história de Parnaíba, mas como o trabalho não satisfez a professora e os demais alunos não tinham a prática de desenhar, ela acabou cancelando e resolveu fazer mesmo uma prova.
Esse trabalho dava mais ênfase as aventuras de Cleiton, do que a história de Parnaíba, o que deu um resultado legal cheio de desenhos caprichados no estilo mangá pronto pra ir as bancas.

Formato 13x19cm, Capa colorida, história em preto e branco e 32 páginas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário